Secom

Prefeitura intensifica ações de combate à Dengue no município.

Devido ao período de chuvas de verão e ao aumento do número de focos do mosquito transmissor da Dengue, Zica e Chicungunha no município, a Prefeitura intensificou, por meio do Setor de Vigilância Ambiental em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, as ações de combate e prevenção ao vetor dessas doenças.

Para impedir a reprodução e monitorar o início do clico de vida e a quantidade de focos do mosquito Aedes Aegypti, agentes da Vigilância Ambiental em Saúde instalaram armadilhas conhecidas pelo nome ovitrampa, composta por uma pequena placa de MDF (Fibra de Média Densidade de Madeira) com uma substância que atrai a fêmea do vetor, dentro de um pequeno recipiente com água, a botar seus ovos na placa, expostas nas residências e quintais, que são recolhidas a cada sete dias. Com as placas recolhidas, funcionários do setor realizam a contagem dos ovos do mosquito com microscópios e lançam os dados em um aplicativo, que mostra em quais bairros as incidências dos mosquitos são maiores, ajudando o setor de Vigilância Ambiental em Saúde a direcionar onde serão intensificadas as ações de combate e prevenção do mosquito Aedes Aegypt.

A introdução do método das armadilhas foi implantada nos municípios capixabas pelo Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) no ano de 2024 e é utilizada por vários municípios do estado. Em Barra de São Francisco, foram instaladas 69 armadilhas, sendo: 15 no bairro Irmãos Fernandes, 21 em Vila Landinha, 10 no Centro, 3 no bairro Colina, 8 no bairro Bambé, 9 em Campo Novo e 3 no bairro Cruzeiro. Cada armadilha chega a capturar cerca de 400 ovos, impedindo a continuação do ciclo de reprodução do mosquito vetor da Dengue, Zica e Chicungunha.


Para completar o combate aos mosquitos vetores, a empresa terceirizada Biolife realiza o controle larval com a aplicação de produtos químicos em locais de água parada acumulada, como bueiros, pneus e outros ambientes, além do combate à fase adulta por meio do carro fumacê, que percorre as ruas dos bairros, sempre no início da noite.

Só em 2024 foram notificados 7019 casos suspeitos de Dengue, com 4697 casos confirmados e 1 óbito no município de Barra de São Francisco. Diante desses números e da grande quantidade de ovos do mosquito vetor encontrados nas armadilhas, a coordenadora do setor de Vigilância Ambiental em Saúde, Patrícia Moura de Almeida Ferreira, informou que as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti serão intensificadas nos bairros com maiores infestações.

Agentes da Vigilância realizaram bloqueios, borrifando produtos químicos com bombas em paredes de residências e empresas no bairro Campo Novo durante a manhã desta quinta-feira (16), para eliminar mosquitos que pousarem nas paredes e outros agentes seguem visitando residências em diversos bairros para a verificação de focos de larvas de mosquitos em recipientes com água parada.

A coordenadora Patrícia pede aos moradores que recebam os agentes de combate a endemias da Vigilância Ambiental em Saúde, quando visitarem suas residências e que tirem um tempo durante a semana para eliminar possíveis focos de larvas de mosquitos em recipientes com água parada, para a segurança de saúde dos familiares e vizinhos de suas residências.

Segundo Patrícia, o ciclo de vida do mosquito Aedes Aegypti começa pelo ovo, que pode durar até 1 ano aguardando o contato com a água, eclodindo em cerca de 10 minutos para o estágio de larvas. Por sua vez, as larvas demoram de 5 a 7 dias para se tornarem pupas ainda na água e as pupas demoram de 2 a 3 dias para se tornarem mosquito adultos, que vivem de 30 a 45 dias.

A coordenadora da Vigilância Ambiental em Saúde, Patrícia, alerta ainda que para evitar a proliferação do mosquito da dengue, o Aedes aegypti, é preciso eliminar locais onde a água possa se acumular.
Algumas ações que você pode tomar são:
- Manter caixas d'água, cisternas e poços fechados e vedados;
- Tampar com tela os reservatórios que não têm tampa própria;
- Limpar e lavar os reservatórios de água com água, bucha e sabão;
- Manter as calhas de água limpas;
- Manter os pratos dos vasos de plantas limpos e colocar areia até a borda;
- Manter os objetos d'água decorativos limpos com água tratada com cloro ou enche-los com areia;
- Descartar o lixo corretamente, em horários próximos à coleta de lixo;
- Manter a lixeira tampada e protegida da chuva;
- Manter os quintais limpos;
- Consertar e nivelar imperfeições em pisos e locais que possam acumular água;
- Cobrir as piscinas que não estiverem em uso;
- Tampar os ralos;

Outras Notícias

Campanha de vacinação contra a Dengue para crianças e adolescentes no Pavilhão

A Prefeitura de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, comunica a realização de uma campa...

Administração de Barra de São Francisco inaugura calçamento de quatro ruas no bairro Vila Landinha

Foi inaugurado nesta segunda feira (03), pela prefeitura de Barra de São Francisco, o calçamento de quatro ruas com b...

Secretaria de Saúde de Barra de São Francisco promove palestra sobre Segurança no Trabalho a profissionais do setor de saúde

Foi realizado na manhã desta segunda-feira (03), no anexo da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Barra de São Franci...

Barra de São Francisco recebe o Kit Mulher Viva +, composto por um veículo, um notebook e um projetor

Barra de São Francisco celebrou uma grande conquista ao ser reconhecido como um dos pioneiros sendo contemplado com o...