Gazeta do Norte
Secretaria de Saúde de Barra de São Francisco promove palestra sobre Segurança no Trabalho a profissionais do setor de saúde
Foi realizado na manhã desta segunda-feira (03), no anexo da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Barra de São Francisco, uma palestra sobre segurança no trabalho, realizada pela Regional Norte do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – Cerest, destinada aos coordenadores dos setores de Atenção Primária à Saúde, Coordenação Hospitalar, Vigilância em Saúde, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Vigilância em Saúde do Trabalhador do Município, Conselho Municipal de Saúde e ao Secretário Municipal de Saúde.
As palestras foram ministradas pelos enfermeiros com referência em Saúde do Trabalhador da Regional Norte do Cerest, Fernanda dos Santos Palmeira Lima e Reginaldo de Oliveira Lage. De acordo com a Fernanda Lima, o Cerest é um serviço especializado no atendimento à Saúde do Trabalhador, tanto os já acidentados no trabalho, como para atuação preventiva e tem como principal objetivo a implantação da Atenção Integral à Saúde do Trabalhador no SUS, seja ele do setor público ou privado.
O instituto presta ainda assistência especializada aos trabalhadores acometidos por doenças e/ou agravos relacionados ao trabalho; realiza promoção, proteção, recuperação da saúde dos trabalhadores; investiga as condições do ambiente de trabalho utilizando dados epidemiológicos em conjunto com a Vigilância Sanitária.
“São através dessas ações que nós conseguimos diagnosticar o território, conhecer os trabalhadores da região e através destes dados do conhecimento do território, que é possível implementar as medidas de prevenção e promover as políticas públicas vigentes, dentro do campo de saúde do trabalhador no município”, explicou Fernanda Lima.
Segundo a Assistente Social e Referência Técnica em Vigilância em Saúde do Trabalhador da Secretaria Municipal de Saúde, Josiane da Fraga Januário Felicíssimo, o Município está iniciando a implantação da Vigilância em Saúde do Trabalhador e a parceria do Cerest é fundamental para esta implementação.
“É a partir desse trabalho inicial, que nós vamos promover as ações em saúde do trabalhador justamente para prevenir acidentes no nosso município e com as outras parcerias que vamos ter ao decorrer do ano”, concluiu Josiane Januário. Outras ações e reuniões da Vigilância em Saúde do Trabalhador serão realizadas ao longo do ano para a implementação e estruturação do setor no Município.