
JÚLIA GALVÃO Imagem de perfil de Agência FolhaPress Agência FolhaPress pesquisa@folhapress.com.br
Plano de devolução de descontos deve sair até a próxima semana, diz presidente do INSS.
Durante a entrevista, o ministro destacou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou que a devolução dos valores seja feita "o mais rápido possível". Atualmente, o projeto está em fase de discussão interna com a Casa Civil e envolve a participação de órgãos como STF (Supremo Tribunal Federal), CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e MPF (Ministério Público Federal).
Waller Júnior também alertou os segurados sobre possíveis golpes relacionados à devolução dos valores. "Quando for lançado o programa de ressarcimento todos serão avisados e a forma de você ser ressarcido serão divulgada nos canais oficiais do INSS", disse.
Tire suas dúvidas sobre imposto de renda 2025 com a IA do Tá no Lucro.
ENTRAR NO CHAT
O ministro afirmou ainda que o processo de devolução será feito sem burocracia e sem custo adicional para os beneficiários.
No momento, todos os descontos estão suspensos e os segurados não precisam solicitar o cancelamento. Também não é necessário ir até uma agência do INSS para fazer esse pedido.
Segundo o ministro, antes de reabrir a possibilidade de desconto, medidas serão estabelecidas pelo órgão para garantir mais segurança a procedimentos que envolvem desconto na folha. Entre elas, está o fortalecimento dos mecanismos de reconhecimento facial, o cruzamento de dados e, em alguns casos, visitas de agentes do INSS em associações que desejam firmar acordos com o instituto.Crédito: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil