*Com informações do Governo Federal
Ministério da Saúde visita ES em meio ao aumento da dengue
Equipes técnicas do Ministério da Saúde visitam, nesta semana, quatro estados brasileiros para apoiar ações locais no controle das arboviroses. Vitória será visitada pela equipe técnica nesta segunda-feira (13).
Conforme informações do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Espírito Santo registrou, na primeira semana de 2025, um aumento expressivo nos casos prováveis de dengue, com 4.253 notificações e 693 casos confirmados.
De acordo com o Governo Federal, a missão busca fortalecer a vigilância epidemiológica, a assistência à população e a reorganização dos serviços de saúde.
A ação de vigilância é parte dos esforços do Ministério da Saúde para o controle da dengue e ouras arboviroses – antecipando atividades de prevenção para o período sazonal da doença. Em 9 de janeiro, em Brasília, a ministra Nísia Trindade anunciou a instalação do Centro de Operações de Emergência (COE) para Dengue e outras Arboviroses para acompanhar a situação em todo o país. Na oportunidade, ela também divulgou novo plano de contingência para ampliar medidas, preparar rede assistencial e conter avanço de casos.
Leia também: Dengue dispara no ES e número de casos triplica em 2025
Além do suporte técnico, os estados serão orientados a terem ações de educação em saúde e mobilização social para eliminar criadouros do mosquito. Desde 2023, o Ministério da Saúde está em constante monitoramento e alerta quanto ao cenário epidemiológico no país, coordenando uma série de ações para o controle das arboviroses em todo o território nacional. Foi reservado o montante de R$ 1,5 bilhão para fortalecer as ações.
Cenário epidemiológico no Brasil
Em 2025, com base em modelagens, há previsão de aumento na incidência de casos em seis estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Paraná. Esses estados estão sendo monitorados ainda mais de perto, mas o Ministério da Saúde reforça que todas as unidades da Federação terão ampla assistência do governo federal.