Thais Rossi
Venda Nova, Muniz Freire e Mimoso tem desalojados devido as chuvas
Oito famílias em Venda Nova do Imigrante, 8 pessoas em Muniz Freire e uma pessoa em Mimoso do Sul estão desalojadas devido as chuvas. As informações do boletim atualizado pela Defesa Civil às 11h desta terça-feira (7).
Em Venda Nova, ruas do bairro Tapera, São Pedro e Minete ficaram inundadas, invadindo as casas. Seis famílias do Tapera e duas famílias de Vila Betânia ficaram desalojadas em razão do risco estrutural nos imóveis causadas pelo avanço das águas.
Também houve o desbarrancamento de margem de curso hídrico, causando risco estrutural à residências e o aumento da cota do curso hídrico e inundação de casas.
Em Muniz Freire, três imóveis entraram água e as famílias foram para a casa de parentes. A equipe da secretaria de assistência do município já deu assistência às mesmas.
Em Mimoso do Sul, uma obra realizada parte do terreno de uma obra na Ladeira da Igualdade cedeu e, por medidas de segurança, uma moradora foi retirada.
Alertas
Além disso, 11 alertas, de nível moderado, estão ativos no Espírito Santo, para deslizamentos de terra e também alagamentos. Todo o estado segue com previsão de chuva forte até a quinta-feira (9).
Segundo a Defesa Civil, Serra, São José do Calçado, Mimoso do Sul, Guaçuí, Alegre, Alfredo Chaves, Venda Nova do Imigrante, Muniz Freire e Laranja da Terra são os municípios com risco de deslizamentos; Água Doce do Norte, Vila Pavão e Laranja da Terra tem risco de alagamentos.
Vitória, Colatina, São Mateus e Cachoeiro do Itapemirim estão com risco alto de deslizamentos de terra devido ao acumulado de chuva das últimas 48h. Em Cachoeiro de Itapemirim esses deslizamentos podem acontecer principalmente em encostas urbanas e à margem de rodovias.
Também considera-moderada a possibilidade de ocorrência de alagamentos em Linhares, com atenção especial para o nível do rio Doce no município, que está em 280 cm, em cota de atenção.
A região noroeste tem risco de tempestades locais e chuvas intensas de impacto moderado. O sul pode ter acumulados de chuva elevado, de impacto alto.
Maiores acumulados
Nas últimas horas os maiores acumulados de chuva foram registrados em Muniz Freire (85.8 mm), Água Doce do Norte (68.6 mm), Venda Nova do Imigrante (65.2 mm), Vila Pavão (50.6 mm) e em mais 23 municípios.