Secom

Saúde continua a oferecer tratamento contra o tabagismo a pacientes francisquenses

A Prefeitura de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizou, nos dias 15, 17 e 22 de outubro, no Pavilhão Municipal, um encontro para os pacientes interessados em parar de fumar. Até o momento, dos 38 pacientes membros do programa, oito já concluíram o tratamento, que dura quatro meses, e os outros 30 estão em andamento. As unidades de saúde participantes são: Colina, Irmãos Fernandes, Vila Luciene, Centro, Bambé, Campo Novo e Vila Vicente.

O Programa de Controle do Tabagismo tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de produtos derivados do tabaco no Brasil.

A equipe municipal, coordenada pela enfermeira Débora Braga, esteve presente nos dias de atendimento, composta pelo médico Dr. Doglas Romerito, enfermeira Débora Braga, enfermeira Thayná Prudente, enfermeira Carla Martins, farmacêutica Márcia Pasetto e técnica de enfermagem Keila Lopes.

Nos dias de encontro, foi realizada a distribuição de medicamentos aos pacientes pela farmacêutica Márcia Pasetto, após as consultas com o Dr. Doglas Romerito, nas quais foram distribuídas medicações orais e adesivos preconizados pelo Ministério da Saúde. A equipe do Programa de Controle do Tabagismo também realizou atendimentos individuais, incluindo rodas de conversa orientadas pelos profissionais.

No início do ano de 2025, o Programa pretende atender também nas unidades de saúde do interior do município.

O Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) está alinhado com a promoção da saúde, a gestão e a governança do controle do tabagismo no Brasil, sendo articulado pelo Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o que inclui o desenvolvimento de um conjunto de ações nacionais que integram o PNCT.

Pelo Sistema Único de Saúde (SUS), são oferecidos tratamentos integrais e gratuitos às pessoas que desejam parar de fumar, por meio de medicamentos como adesivos, pastilhas, gomas de mascar (terapia de reposição de nicotina) e bupropiona, além do acompanhamento médico necessário para cada caso.

O tratamento no SUS inclui avaliação clínica, abordagem mínima ou intensiva, individual ou em grupo e, se necessário, terapia medicamentosa juntamente com a abordagem intensiva.

É importante destacar que, ao ingressar no programa de tratamento do tabagismo, as gestões das diferentes instâncias assumem o compromisso de organizar e implantar as ações para o cuidado da pessoa tabagista.

Para mais informações ou para participar do programa, basta procurar a unidade de saúde de seu bairro e cadastrar-se na lista de espera.

Outras Notícias

Prefeito Enivaldo dos Anjos assina Ordem de Serviço para construção de Unidade de Saúde no distrito de Vila Paulista

A Prefeitura de Barra de São Francisco, por meio do Gabinete do Prefeito Enivaldo dos Anjos, emitiu na última segunda...

Hortão Municipal produziu quase 5 toneladas de legumes e mais de 300 caixas de verduras de janeiro a abril de 2025

O projeto do hortão da Prefeitura de Barra de São Francisco, em parceria com o IFES, foi um grande sucesso no combate...

DER-ES garante que o asfalto de Barra de São Francisco a Cachoeirinha de Itaúnas será executado com qualidade e responsabilidade

O diretor do Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado do Espírito Santo (DER-ES), José Eustáquio de Freita...

Programas de segurança alimentar serviram mais de 33 mil refeições entre janeiro e abril de 2025

A prefeitura de Barra de São Francisco por meio dos dois programas de segurança alimentar mantidos pelo municipio —...