Gazeta do Norte

Barra de São Francisco é a 1ª cidade a receber o Circo de rua Fuscalhaços

Barra de São Francisco foi contemplada com a abertura da turnê do Circo de Rua Fuscalhaços, do Grupo Árvore de Vitória. Mais de 600 pessoas, entre adultos e crianças, compareceram à Praça Arlindo Pinto da Costa, na noite do último sábado (26), no Centro de Barra de São Francisco, para assistir à apresentação. O espetáculo é uma realização do Grupo Árvore com a Portal Produtora Cultural, patrocinado pela ArcelorMittal e com o apoio do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), pelo edital da Lei nº 11.246/2021 de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC). Em Barra de São Francisco, o espetáculo contou com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

O público riu, se divertiu e aplaudiu o espetáculo dos palhaços do fusca roxo, que saíram do Centro de Vitória para trazer mais opções de cultura, entretenimento e diversão a Barra de São Francisco. A atração teve apresentações de malabarismo, monociclo, teatro circense e o ápice do menino virando o peixe.

O Fuscalhaços atua desde 2020 e já fez 20 apresentações, todas em bairros periféricos de Vitória. Além de Barra de São Francisco, também estará nos municípios de Mimoso do Sul no dia 22/11, Atílio Vivácqua (23/11), Rio Novo do Sul (24/11), Cariacica (29/11) e encerrando no dia 8 de dezembro no município da Serra.

"É uma grande alegria para nós da Árvore podermos circular com o Fuscalhaços pelo Espírito Santo, principalmente em cidades mais distantes, onde o espetáculo teria dificuldade de chegar", comemorou a atriz palhaça e coordenadora de Gestão e Produção do Grupo Árvore, Vanessa Darmani.

O subsecretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Empregos, Efigênio Mariano de Oliveira, destacou a importância de trazer novas atrações à cidade, principalmente no segmento cultural. "Nossas crianças e jovens de agora estão muito fissurados em aparelhos eletrônicos; muitos ainda não tiveram a oportunidade de visitar um circo ou assistir a uma apresentação diferente. Então, é extremamente importante ter leis que fomentem cultura, arte e valorizem os trabalhos dos agentes culturais, que carregam a missão de nos trazer alegria, entretenimento e reflexão sobre o 'belo' e a vida", enfatizou o subsecretário.

O que é a LICC?

A Lei de Incentivo à Cultura Capixaba – LICC, Lei nº 11.246/2021, que alterou a Lei nº 7.000/01, surgiu como mais uma forma de incentivo e fomento à cultura do Estado do Espírito Santo.

Como iniciativa inédita no Estado, a norma permite que agentes e grupos culturais recebam patrocínio de empresas contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e, em contrapartida, tais empresas terão um crédito presumido, podendo abater do imposto a ser pago.

As iniciativas de fomento cultural estimulam a expansão da produção cultural, além de gerar trabalho, renda e fortalecer a identidade capixaba.

Outras Notícias

O trabalho continua

No primeiro dia útil após a posse dos novos representantes municipais de Barra de São Francisco, Espírito Santo, os v...

Vereador Emerson Lima é eleito presidente da Câmara de Barra de São Francisco

A eleição para a escolha da nova mesa diretora da Câmara Municipal de Barra de São Francisco, foi realizada na manhã ...

Posse de Enivaldo dos Anjos e Wanderson Melgaço marca início de novo ciclo político em Barra de São Francisco

Na manhã desta quarta-feira, 1º de janeiro de 2025, a Câmara Municipal de Barra de São Francisco foi palco de um mome...

Prefeito Enivaldo dos Anjos e vice Wanderson Melgaço assistem show da virada no centro de Barra de São Francisco

O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos, e o vice-prefeito Wanderson Melgaço, ficaram tão entusiasma...