
Gazeta do Norte
Primeiro Encontro para Diálogo sobre o Dia Mundial da Conscientização do Autismo é realizado em Barra de São Francisco
Nesta terça-feira, 2 de abril, data que marca o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, a Prefeitura de Barra de São Francisco promoveu o Primeiro Encontro para Diálogo sobre o Autismo, por meio do Espaço Integrar e em parceria com a APAE. O evento teve como objetivo fortalecer o debate sobre inclusão, respeito e a importância das políticas públicas voltadas às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A programação contou com a presença de diversos secretários municipais, representantes de instituições locais e da própria comunidade, além de profissionais da área da saúde e da educação. O momento foi marcado por trocas de experiências, reflexões e diálogos construtivos sobre os desafios enfrentados pelas pessoas autistas e suas famílias.
Representando o prefeito Enivaldo dos Anjos, estiveram presentes o vice-prefeito Wanderson Melgaço e o secretário municipal de Saúde, Elcimar de Souza Alves, que reforçaram o compromisso da atual gestão com a causa.
“Este é um passo fundamental para o fortalecimento das políticas públicas voltadas às pessoas com TEA. A gestão municipal tem trabalhado com seriedade para garantir mais inclusão e dignidade para todas as famílias francisquenses”, destacou o vice-prefeito Wanderson.
O secretário Elcimar de Souza Alves também enfatizou os avanços alcançados por meio do Espaço Integrar, que já é referência no município: “O Espaço Integrar é uma conquista importante, pois oferece um atendimento humanizado e qualificado. Seguiremos empenhados em ampliar essa rede, investindo em melhorias e garantindo que cada vez mais pessoas sejam alcançadas.”
Idealizado pelo prefeito Enivaldo dos Anjos e inaugurado em 2023, o Espaço Integrar tem prestado acompanhamento especializado a mais de 400 usuários, com foco em atendimento multidisciplinar e suporte contínuo a pessoas com deficiência. A ação reafirma o compromisso da Prefeitura de Barra de São Francisco com uma cidade mais inclusiva, acessível e comprometida com o bem-estar de todos os seus cidadãos;
Presença no encontro na tarde desta quarta-feira, estavam secretários Municipais, vereadores, entre outros segmentos sociais, além de servidores da área, pais dos autistas, professores, médicos, entre outros. A Coordenadora do Projeto é Jamily Justino, que ficou feliz com a presença de todos.