Gazeta do Norte
Rios que passam pela sede de Barra de São Francisco voltaram a normalidade e agora, começa a limpeza geral
Os rios que cortam o centro de Barra de São Francisco, o Itaúnas e São Francisco, estão voltando a normalidade com o nível baixando aos poucos. Na realidade as aguas começaram a baixar por volta das 22 horas, desta quarta-feira (08), inclusive a parte mais baixa de alguns bairros da cidade já não tem mais água. Vale lembrar, que a região de Mantena-MG, choveu muito e com isso aumentou o volume de água em Barra de São Francisco, uma vez que desagua no Rio São Francisco.
O vice-prefeito Wanderson Melgaço, realizou vistoria técnica na manhã desta quinta-feira (09), em alguns bairros da cidade, onde conversou com moradores e as equipes de setores da administração. Alguns setores da prefeitura de Barra de São Francisco, estão realizando levantamentos da situação tanto nos bairros da cidade quanto pelo interior do município. A secretária d Assistente Socila, Cleidmar Resende, a Cleidinha, está com sua equipe no bairro Campo Novo realizando levantamento da situação.
O secretário de Transportes e Estradas Neto Pimenta, disse que algumas barreiras caíram pelo interior do município e que maquinários e servidores estão atuando para deixar as localidades em condições para o trafego de veículos. No Córrego da Penha a cabeceira de uma ponte acabou cedendo, mas já está sendo providenciado os reparos necessários. Uma passarela improvisada no bairro Campo está interditada pela Defesa Civil.
Em alguns bairros da cidade ouve queda de meio fio e deslocamento de calçamento, mas as equipes estão atuando para reestabelecer a normalidade. Já a secretaria de Serviços e Limpeza está com sua equipe lavando as ruas da cidade onde, segundo o secretário Oseias Simplício, três caminhões pipas estão retirando a lama das ruas da cidade causadas pela enchente.
Os bairros mais afetados pela enchente foram o Campo Novo, Carabina, Irmãos Fernandes, Nossa Senhora da Penha, centro e Vila Landinha, que tiveram algumas ruas na parte mais baixa inundadas.
As fortes chuvas que caíram na noite desta terça feira (07), em todo município de Barra de São Francisco e região, inclusive em Mantena-MG, que deságua no município francisquense, o Rio São Francisco, recebeu foi o que recebeu um grande volume de água vindo de Mantena e por este motivo transbordou, assim como o Itaunas que também transbordou, mas em proporções menores.
O prefeito Enivaldo dos Anjos criou uma comissão para tomar todas as providências necessárias ao atendimento que ocorrer com relação as chuvas e enchentes no município de Barra de São Francisco, podendo, para tanto autorizar despesas e determinar a qualquer secretaria que exerça atividades necessárias.
Todos os equipamentos e servidores, de todas as secretarias estão até segunda ordem, subordinado a seguinte comissão: 01- Wanderson Melgaco (vice-prefeito); 02- secretaria de Transportes e Estradas; 03- secretaria de Serviços; 04- secretaria de Obras; 05- secretaria de Saúde.
“O vice-prefeito é o presidente e todos os equipamentos e o pessoal estão a sua disposição”, disse o prefeito Enivaldo dos Anjos. A equipe da Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estão de prontidão também e circulando os bairros da cidade para alertar moradores e ajudá-los no que for preciso.
Foi registrado desmoronamento de um barranco no bairro Nova Barra, onde caiu sobre uma casa no local. Parte da parede da casa caiu, danificou alguns moveis, mas o problema está sendo solucionado. Ninguém se feriu na residência, apenas um grande susto mesmo.