* Com informações do R7.com

Espírito Santo investiga 14 mortes suspeitas por dengue.

O Brasil ultrapassou uma centena de mortes confirmadas de dengue nesta quinta-feira (13), chegando a 109 registros, com outros 300 óbitos ainda em investigação. No Espírito Santo, segundo o painel de monitoramento, são 14 mortes suspeitas sob investigação da Secretaria de Saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde, desde o começo do ano, 287 mil casos prováveis da doença foram contabilizados em todo o país, com uma taxa de incidência nacional de 135,2 casos por 100 mil habitantes.

No Estado capixaba, são 4.881 casos confirmados, com incidência de 524,11 casos por 100 mil habitantes.

A pasta acompanha o cenário de dengue no país dividindo por semanas epidemiológicas. Atualmente, estamos na sétima semana. No mesmo período de 2024, o Brasil havia registrado 122 mortes e 688 mil casos prováveis de dengue.

A grande maioria das mortes foram em São Paulo, que acumula 72% do total (79). Paraná está em segundo lugar na lista de óbitos, com cinco confirmações, seguido do Rio de Janeiro e Minas Gerais, com três, e Paraná, duas. Acre, Amapá, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Pará tiveram uma morte cada. As outras unidades da federação não registraram mortes até o momento.

O estado paulista também lidera em números absolutos de casos prováveis, com quase 60% dos registros. São 168 mil desde o começo do ano. Minas Gerais está atrás, com 32 mil, seguido de Goiás, com 15.682, e Paraná, com 15.258.

Já se tratando sobre coeficiente de incidência, o Acre lidera entre as unidades da federação. São 588,8 casos por 100 mil habitantes. São Paulo é o segundo colocado, com 365,8, e Mato Grosso registra taxa de 311,7.

A maioria dos casos foi registrado em mulheres (55%), e a faixa etária de 20 a 29 anos é a que mais contrai a doença, com quase 55 mil casos, o que representa quase um em cada cinco dos registros.

O Brasil foi o primeiro país a disponibilizar a vacina contra dengue de forma gratuita para a população. A Qdenga, produzida pela farmacêutica japonesa Takeda, e precisa de duas doses para imunização completa. O público-alvo selecionado é de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos por causa do alto índice de internação pela dengue.

Dengue em 2024
Entre janeiro e dezembro de 2024, o Brasil registrou pelo menos 6.103 mortes causadas por dengue, com 761 óbitos ainda em investigação. Foram 6.644 milhões de casos prováveis da doença, mais de quatro vezes o número registrado em 2023.

O ano passado bateu todos os recordes de dengue, com altos números durante quase todos os meses.

Outras Notícias

Soraya Manato entra na Gestão Pazolini como secretária de Assistência Social.

A médica e ex-deputada federal, Soraya Manato (Progressistas), assumirá a secretaria de Assistência Social de Vitória...

TRE-ES anula sentença e Renzo Vasconcelos corre risco de inelegibilidade.

Por unanimidade, durante sessão concluída na última quarta-feira (26), o Tribunal Regional Eleitoral anulou a sentenç...

Bebê morre em Colatina com sinais de agressão; duas presas.

Uma criança de 1 ano e 10 meses morreu na noite desta quinta-feira (13) em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, c...

Espírito Santo tem maior cobertura vacinal de HPV do país em 2024

O Espírito Santo desponta como o estado com a maior cobertura vacinal da vacina HPV em 2024 no Brasil, tanto para o p...