Secom
Educação de Barra de São Francisco fica entre as dez melhores do estado do Espírito Santo na avaliação do Ideb
Com notas positivas, a educação do Município de Barra de São Francisco foi destaque nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), avaliado pelo Governo Federal, entre as escolas municipais do Espírito Santo, ficando entre os dez primeiros colocados no estado, que possui 78 municípios.
O Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.
O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da educação pela população por meio de dados concretos, com os quais a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.
As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o país, realizados a cada dois anos. As notas divulgadas no início de agosto são referentes à última avaliação, realizada em 2023, e variam de zero a dez.
A maior conquista do município francisquense foi na categoria do Ensino Fundamental I, que abrange as turmas escolares do 1º ao 5º ano, onde a nota geral foi de 6,8, enquanto a de 2021, ainda no período da pandemia de Covid-19, foi de 6,2.
Na categoria do Ensino Fundamental II, que inclui as turmas escolares do 6º ao 9º ano, a nota geral do município foi de 5,3, enquanto a de 2021 foi de 5,6. Houve uma pequena queda causada pelo número de reprovações em uma escola, mas com um índice de pontos positivos entre as unidades de ensino na prova do Saeb.
Na microrregião composta por cinco municípios, da qual Barra de São Francisco faz parte, a cidade francisquense ficou em segundo lugar, com a melhor nota do Ideb.